Oct 25, 2019

Estudo: Conteúdo conservador do YouTube leva à 'des radicalização', não à radicalização





Um novo estudo do Departamento de Ciência Política da Penn State descobriu que, em vez de conteúdo online conservador que leva à radicalização, como insiste a popular narrativa de "porta de entrada", o contrário parece ser verdade.

O estudo, intitulado "Uma estrutura de oferta e demanda para a Política no YouTube", publicado on-line em outubro, analisa mais de perto a narrativa popular de que o YouTube serve como um "agente radicalizador", principalmente para a direita. O conteúdo conservador, segundo a narrativa, supostamente atua como uma "porta de entrada" para os telespectadores, potencialmente levando-os às margens da extrema direita.

Mas, como Eric Kaufman, da Universidade Birkbeck de Londres, coloca em seu resumo sucinto das principais conclusões do estudo, “Contrariamente à narrativa da 'porta de entrada'”, o novo estudo “mostra a Dark Web Intelectual (por exemplo, [Jordan Peterson], [PragerU ], [Joe Rogan], [Ben Shapiro], [Relatório Rubin]) está des-radicalizando os espectadores de “extrema direita” em potencial.”

Por outro lado, apesar do Direitismo (altlite) e a Extrema-Direita (altright) intensificarem sua atividade de criação de conteúdo em 2017-2018, a visualização desse conteúdo tem diminuído.
o aumento da concorrência dos pontos de vista conservadores (conservative) e liberais tradicionais (liberal) atraiu grande parte desse público a abandonar o que antes era o único jogo na cidade.


Os autores do estudo, Kevin Munger e Joseph Phillips, oferecem cinco categorias da Alternative Influence Network (AIN – Rede de Influencia Alternativa), pensadores e comentaristas altamente influentes que se tornaram vozes competitivas com a grande mídia. A primeira categoria é o flanco mais à esquerda, os "liberais", como Joe Rogan. O segundo são os “céticos” um pouco mais a direita, que recuam contra a ortodoxia de esquerda, entre eles Carl Benjamin, Jordan Peterson e Dave Rubin.

A terceira categoria, um pouco mais à direita, são os "Conservadores", incluindo "Steven Crowder, famoso por montar estandes nos campi de faculdades que desafiam as pessoas a 'mudar sua idéia' sobre uma crença conservadora / pró-Trump; Ben Shapiro, ex-repórter do Breitbart, conhecido por criticar a esquerda por usar "sentimentos acima de fatos"; e Dennis Prager, apresentador do "PragerU", um canal que expressa pontos de vista conservadores com um motivo educacional. Veja como o estudo descreve a ideologia dos conservadores:
Como os céticos, eles frequentemente denunciam o uso de políticas de identidade e de-plataforma pelos movimentos sociais progressistas convencionais, mas, ao contrário dos céticos, eles também discordam dos liberais tradicionais em princípio. Eles tendem a ter crenças pró-mercado e socialmente mais tradicionais. Eles são diferentes dos segmentos mais à direita da AIN, no entanto, na medida em que se opõem explicitamente ao anti-semitismo e aos apelos abertos à raça.
A quarta categoria é a direitista, que geralmente tenta antagonizar ou trollar a esquerda e às vezes adota a ideologia racial. A quinta categoria é a extrema-direita racista, que está “firmemente comprometida com uma ideologia de extrema-direita” e frequentemente expressa “forte antissemitismo e a crença de que os brancos são geneticamente superiores”, “advogam por um etino-estado totalmente branco” e acabar com a imigração não-branca.

O estudo constatou que, com o "aumento vertiginoso" do conteúdo conservador on-line, apesar de um aumento semelhante no conteúdo direitista e extrema-direita, o total de visualizações do conteúdo conservador continuou a subir, enquanto o tráfego da extrema direita diminuiu acentuadamente. De acordo com as tendências, os pesquisadores concluem que a proliferação de conteúdo conservador, produzida por artistas como Shapiro e Crowder, provavelmente ajudou a des-radicalizar os espectadores invés de radicalizá-los, como a narrativa popular assumiu:
Entre 2013 e 2016, todos os segmentos do AIN, incluindo o Direitismo e a Extrema-Direita, aumentaram em audiência. No entanto, desde meados de 2017, ambos esses segmentos ideológicos da AIN sofreram um declínio acentuado na audiência. Por outro lado, os criadores de conteúdo conservador e liberal que têm muito mais em comum com o discurso convencional do que outros segmentos da AIN continuaram a crescer ou tiveram a audiência estagnada. Esses padrões são inconsistentes com a radicalização acontecendo em grande escala; de fato, a partir desses dados, a 'des radicalização' parece uma hipótese mais plausível. Isso não descarta a possibilidade de algumas pessoas estarem fazendo a jornada ideológica de liberal a cético e à extrema direita, mas essa certamente não é a tendência dominante.


Na mesma época em que a visualização de conteúdo conservador começou a disparar, a criação de conteúdo conservador também aumentou dramaticamente. Por outro lado, apesar do Direitismo e a Extrema-Direita intensificarem sua atividade de criação de conteúdo em 2017-2018, a visualização desse conteúdo tem diminuído.

Nossa explicação preferida para essas tendências é a seguinte: Aumentos anteriores na visualização do Direitismo e, em menor grau, o conteúdo da Extrema-Direita, refletia que esse conteúdo era o ideologicamente mais adjacente aos usuários conservadores. No entanto, esse conteúdo não se alinhava às opiniões da maioria dos usuários e o aumento da concorrência dos pontos de vista Conservadores e Liberais tradicionais atraiu grande parte desse público a abandonar o que antes era o único jogo na cidade.
"As vozes alternativas no YouTube discutem tópicos que a mídia tradicional não toca, o que pode ajudá-los a aparecer com mais destaque nos resultados e recomendações de pesquisa", diz a conclusão do estudo. “No entanto, desde 2017, a visualização do conteúdo extrema-direita diminuiu, apesar dos aumentos no fornecimento desse conteúdo. Em seu lugar, houve o surgimento de criadores conservadores e liberais mais adjacentes a mídia tradicional, consistentes com uma grande parcela de usuários encontrando comunidades ideológicas que melhor se encaixam em seus pontos ideais.”


_ Traduzido por Rodrigo Maltha em 25 de outrubro de 2019

No comments:

Post a Comment